A fauna da Floresta Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas. Está intimamente relacionada com a vegetação, tendo uma grande importância na polinização de flores, e dispersão de frutos e sementes.

“A Terra em sua biografia conheceu cataclismos inimagináveis, mas sempre sobreviveu. (...) A degradação crescente de nossa casa comum, a Terra, denuncia mossa crise de adolescência. Importa que entremos na idade madura e mostremos sinais de sabedoria. Sem isso não garantiremos um futuro promissor. (...) Precisamos de um novo paradigma de convivência que funde uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo que existe e vive. Só apartir desta mutação faz sentido pensarmos em alternativas que representem uma nova esperança.”

Leonardo Boff
Extraído do livro: Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra.

Preservar o meio ambiente : um compromisso de todos.

Tico tico - Zonotrichia capensis

Taxonomia
Reino: Animali
Filo: Chordata
Super Classe: Tetrapoda
Classe: Aves
Sub Classe: Carinatae
Ordem: Passeriformes
Sub Ordem: Passeri
Super Família: Passeroidea
Família: Emberizidae
Gênero: Zonotrichia
Espécie: Z. capensis

Nome Popular: Tico Tico

Distribuição
No Brasil, do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. Abundantemente em clima temperado, como nas montanhas do sudeste, até nos seus cumes mais altos, exposto ao vento frio e forte.
Habitam áreas abertas, campos de culturas, campos sujos ou limpos, pomares, áreas rurais e urbanas, parques e jardins.

Características
Pássaro de porte médio, com 15 cm de comprimento. É um dos pássaros mais conhecido e estimados do Brasil. Corpo compacto,com asas e cauda de tamanho regulares, pernas e pés delgados e bico cônico e forte. A coloração dorsal é pardo-acinzentada, tendo a cabeça cinza com duas tiras negras que partem da base da maxila indo até a nuca, com parte central cinza, também partindo da mesma base e alargando-se para a nuca. As faces são de cor cinzas, com duas tiras negras de cada lado que vão até a região do pescoço, uma partindo do canto posterior do olho e a outra do canto do bico. Pescoço com uma faixa cintada vermelho-ferrugínea que desce até o lado do peito alto. Onde se encontra com uma mancha negra. Porção intermediaria dorsal de cor pardo-cinza com coberteiras, inclusive das asas com manchas negras e restante do baixo dorso pardo-cinza. No encontro das asas as penas terminam com faixa branca. Garganta branca, peito e abdomem cinza-esbranquiçados, sendo mais claro na parte central. O macho apresenta um pequeno topete com desenho estriado na cabeça. A fêmea apresenta coloração mais apagada e não apresenta topete.

Hábitos Alimentares
Insetívoros e granívoros.


Foto: Rafael Mendes