A fauna da Floresta Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas. Está intimamente relacionada com a vegetação, tendo uma grande importância na polinização de flores, e dispersão de frutos e sementes.

“A Terra em sua biografia conheceu cataclismos inimagináveis, mas sempre sobreviveu. (...) A degradação crescente de nossa casa comum, a Terra, denuncia mossa crise de adolescência. Importa que entremos na idade madura e mostremos sinais de sabedoria. Sem isso não garantiremos um futuro promissor. (...) Precisamos de um novo paradigma de convivência que funde uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo que existe e vive. Só apartir desta mutação faz sentido pensarmos em alternativas que representem uma nova esperança.”

Leonardo Boff
Extraído do livro: Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra.

Preservar o meio ambiente : um compromisso de todos.

Jaguatirica - Leopardus pardalis

Taxonimia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felinidae
Gênero: Leopardus
Espécie: L. pardalis
Nome Popular: Jaguatirica, Gato do Mato
Distribuição
Habitam o cerrado, caatinga, florestas tropicais, pantanal e florestas subtropicais.
Características
É o maior Gato do mato do Brasil. Pode chegar quando adulto a 1,5 m de comprimentos, sua cauda medindo de 30 a 44,5 cm, podendo atingir até 30% de seu tamanho total. Pesando de 8 a 15 Kg e pode viver até 18 anos. Dos felinos manchados que ocorrem no Brasil, perde em tamanho para a Onça. O corpo em forma esbelta, apesar da musculatura bem desenvolvida. Corpo grande, cauda curta, pelagem ruivo-amarelada com numerosas manchas formando bandas longitudinais orlando o preto, pêlos da cabeça e pescoço revertidos para frente e patas largas. A metade inferior do rosto é esbranquiçada com duas estrias pretas apartir dos olhos, e também na garganta um estria de igual cor passa de um lado ao outro. Nas partes laterais tende a formar uma cadeia de manchas alongadas. As pernas são grossas, com patas grandes. A cauda tem manchas escuras, e na ponta destacam-se 5 anéis. O lado inferior é branco com algumas manchas pretas. É bem ágil e sobe rapidamente em árvores. Possui visão e audição excelentes. Nada só quando necessário. Sua pelagem dourada com manchas e listras escuras, o confundem facilmente com a vegetação, facilitando assim que se aproxime das pressas sem ser visto.
Hábitos Alimentares
Carnivóro, sendo um importante predador no controle populacional de aves e mamíferos de grande e pequeno porte.

Espécie Ameaçada de Extinção