A fauna da Floresta Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas. Está intimamente relacionada com a vegetação, tendo uma grande importância na polinização de flores, e dispersão de frutos e sementes.

“A Terra em sua biografia conheceu cataclismos inimagináveis, mas sempre sobreviveu. (...) A degradação crescente de nossa casa comum, a Terra, denuncia mossa crise de adolescência. Importa que entremos na idade madura e mostremos sinais de sabedoria. Sem isso não garantiremos um futuro promissor. (...) Precisamos de um novo paradigma de convivência que funde uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo que existe e vive. Só apartir desta mutação faz sentido pensarmos em alternativas que representem uma nova esperança.”

Leonardo Boff
Extraído do livro: Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra.

Preservar o meio ambiente : um compromisso de todos.

Pica-Pau Anão Barrado - Picumnus cirratus

Taxonomia:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae ( Leach, 1820)
Espécie: P. cirratus (Temminck, 1825)


Nome Popular: Picapauzinho,Pica-Pau-Anão-Barrado,Pinica Pau

Distribuição:
Florestas, matas ciliares e cerrado.
Comum no interior e borda de Florestas altas e capoeiras, a altura do sub-bosque.
Presente localmente na Amazônia Brasileira, na região do Baixo Rio Amazonas até o Maranhão,e ainda no Leste e Sul do País até o Rio Grande do Sul.
Encontrado também das Guianas á Bolívia, Paraguai e Argentina.


Características:
Este é o anão dos Pica-Paus. Mede aproximadamente 10 cm e pesa em média 11,5 gramas. As penas da nucas formam frequentemente uma pequena crista. Partes superiores uniformemente pardas, partes inferiores densamente barradas. O desenho preto e branco da cauda, do vértice e da nuca é, geralmente, igual nos diversos representantes. Machos de vértice e testa encarnados. Os indivíduos imaturos possuem cabeça parda uniforme. Vive geralmente solitário, acompanhando bandos mistos de aves comfreguência. Pousa em galhos finos, muitas vezes ficando sob os ramos.
Frequentemente seguro por baixo da galharia, bate violentamente agarrando-se com os pés excepcionalmente possante.


Hábitos Alimentares:
Se alimenta de larvas e adultos de pequenos insetos.


Espécie Ameaçada de Extinção

Foto : Rafael Mendes