A fauna da Floresta Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas. Está intimamente relacionada com a vegetação, tendo uma grande importância na polinização de flores, e dispersão de frutos e sementes.

“A Terra em sua biografia conheceu cataclismos inimagináveis, mas sempre sobreviveu. (...) A degradação crescente de nossa casa comum, a Terra, denuncia mossa crise de adolescência. Importa que entremos na idade madura e mostremos sinais de sabedoria. Sem isso não garantiremos um futuro promissor. (...) Precisamos de um novo paradigma de convivência que funde uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo que existe e vive. Só apartir desta mutação faz sentido pensarmos em alternativas que representem uma nova esperança.”

Leonardo Boff
Extraído do livro: Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra.

Preservar o meio ambiente : um compromisso de todos.

Mico Estrela - Callithrix penicillata

Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Super Classe: Tetrapoda
Classe: Mammalia
Sub Classe: Theria
Ordem: Primates
Família: Calithrichidae
Gênero: Callithrix
Espécie: C. penicillata

Nome Popular: Mico-Estrela, Sagui-de-Tufo-Preto

Distribuição:
Habitam Cerradões, Florestas semidecíduas, Florestas secundárias e Matas ciliares.

Características:
Chega a medir até 30 cm de comprimento, pesa pouco mais de 230 g. A cauada, medindo 35 cm, é usada para manter o equilíbrio nas árvores.
Apresenta cabeça escura (pelagem preta ou marrom) com uma mancha típica da espécie. A coloração é geralmente acinzentada, e a cauda apresenta listras brancas e pretas intercaladas. Os dentes inferiores são alongados e servem para perfurar o tronco de árvores e retirar a goma. São considerados evoluídos tanto morfologicamente quanto ecologicamente uma vez que o dente do ciso, presente nos demais primatas, é ausente na espécie. Os membros superiores são mais curtos que os inferiores, e apresentam unhas em forma de garras.

Hábitos Alimentares:
Come frutos, insetos e pequenos vertebrados, como filhotes de passarinhos, pererecas e pequenos lagartos. Aproveita também a goma de algumas árvores, como o angico, que suga com sua dentição especializada.

Espécie Invasora

Foto : Rafael Mendes