A fauna da Floresta Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas. Está intimamente relacionada com a vegetação, tendo uma grande importância na polinização de flores, e dispersão de frutos e sementes.

“A Terra em sua biografia conheceu cataclismos inimagináveis, mas sempre sobreviveu. (...) A degradação crescente de nossa casa comum, a Terra, denuncia mossa crise de adolescência. Importa que entremos na idade madura e mostremos sinais de sabedoria. Sem isso não garantiremos um futuro promissor. (...) Precisamos de um novo paradigma de convivência que funde uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo que existe e vive. Só apartir desta mutação faz sentido pensarmos em alternativas que representem uma nova esperança.”

Leonardo Boff
Extraído do livro: Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra.

Preservar o meio ambiente : um compromisso de todos.

Saí Azul - Dacnis cayana

Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriforme
Sub Ordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae (Cabanis, 1847)
Espécie: D. cayana (Linnaeus, 1766)


Nome Popular : Saí-Azul, Saí-Bico-Fino, Saí-Bicudo


Distribuição:
Ocorre em todas as regiões do Brasil.
Vive à beiras de matas, em várias altitudes, geralmente nas copas de matas altas.


Características:
Mede aproximadamente 13 cm e pesa em média 16 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual : o macho é azul e negro, com as pernas vermelho-claras, a fêmea é verde, com a cabeça azulada e penas alaranjadas.
Seu canto é um gorjear fraco.


Hábitos Alimentares:
Frutos, insetos e néctar. São muitas vezes encontrados em árvores floridas, ou para sugar o néctar ou para caçar insetos atráidos pelas flores.




Espécie Ameaçada de Extinção

Foto : Rafael Mendes