A fauna da Floresta Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas. Está intimamente relacionada com a vegetação, tendo uma grande importância na polinização de flores, e dispersão de frutos e sementes.

“A Terra em sua biografia conheceu cataclismos inimagináveis, mas sempre sobreviveu. (...) A degradação crescente de nossa casa comum, a Terra, denuncia mossa crise de adolescência. Importa que entremos na idade madura e mostremos sinais de sabedoria. Sem isso não garantiremos um futuro promissor. (...) Precisamos de um novo paradigma de convivência que funde uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo que existe e vive. Só apartir desta mutação faz sentido pensarmos em alternativas que representem uma nova esperança.”

Leonardo Boff
Extraído do livro: Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra.

Preservar o meio ambiente : um compromisso de todos.

Cachorro do Mato Vinagre - Speothos venaticus

Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Super Classe: Tetrapoda
Classe: Mammalia
Sub Classe: Theria
Super Ordem: Laurasiatheria
Ordem: Carnivora
Sub Ordem: Caniformia
Família: Canidae
Gênero: Speothos
Espécie: S. venaticus
Nome Popular: Cachorro do Mato Vinagre
Distribuição
Distribuía-se originalmente por toda a América do Sul, desde a fronteira da Colômbia com o Panamá até Santa Catarina. Atualmente, no Brasil, pode ser encontrado em florestas de Mata Atlânticas e em campos umidos no cerrado.
Habitam florestas e savanas próximo a agua.
Características
A cabeça, a parte superior do pescoço e os ombros marrom claro ou amarelo ruivo, escurecendo gradativamente para o marrom escuro ou negro no quarto traseiro e barriga. Pelo longo e macio, focinho curto, orelhas curtas e redonda, olhos castanhos. Distingue-se das outras espécies de canídeos por apresentar a orelha redonda e extremamente curtas, assim como a cauda e as patas de coloração negra. Corpo longo com até 75 cm de comprimento e cauda de 15 cm de comprimento. Altura de 30 cm. Chega a pesar 7Kg. Possui uma adaptação para viver em regiões alagadas: seus dedos são ligados por membranas interdigitais, o que o torna um hábil nadador e mergulhador. Não possui alguns molares comuns em canídeos em geral. Vive aproximadamente 10 anos.
Hábitos Alimentares
Carnívoro, alimentando-se de crustácios e roedores como a cutia, pacas e capiravas, além de pequenos cervídeos. Em grupo, costumam caçar animais maiores como capavaras e emas jovens. A paca é o sua principal presa e está em processo de extinção, obrigando o cachorro do Mato Vinagre a mudar seus hábitos alimentares.

Espécie em Extinção