A fauna da Floresta Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas. Está intimamente relacionada com a vegetação, tendo uma grande importância na polinização de flores, e dispersão de frutos e sementes.

“A Terra em sua biografia conheceu cataclismos inimagináveis, mas sempre sobreviveu. (...) A degradação crescente de nossa casa comum, a Terra, denuncia mossa crise de adolescência. Importa que entremos na idade madura e mostremos sinais de sabedoria. Sem isso não garantiremos um futuro promissor. (...) Precisamos de um novo paradigma de convivência que funde uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo que existe e vive. Só apartir desta mutação faz sentido pensarmos em alternativas que representem uma nova esperança.”

Leonardo Boff
Extraído do livro: Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra.

Preservar o meio ambiente : um compromisso de todos.

Graxim do Mato - Cerdocyon thous

Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Super Classe: Tetrapoda
Classe: Mammalia
Sub Classe: Theria
Super Ordem: Laurasiatheria
Ordem: Carnivora
Sub Ordem: Caniformia
Família: Canidae
Gênero: Cerdocyon
Espécie: C. thous
Nome Popular: Graxim do Mato
Distribuição
Do Rio Grande do Sul a São Paulo
Habitam campos e margens de áreas florestais.
Características
Canídeo de pelagem parda-cinzenta ou cinzenta-amarelada, com algum desenho no queixo. A ponta do beiço inferior e toda a margem superior são esbranquiçadas, assim como a garganta e parte do pescoço. As pontas das orelhas, da cauda e dos pés são pretas. Patas curtas e robustas. Pesam entre 5 a 8 Kg. Corpo com 70 cm de comprimento mais 30 cm de cauda.
Hábitos Alimentares
Tem um amplo espectro alimentar, podendo se dizer que come de tudo, de origem animal ou vegetal. Além de pequenos mamíferos, aves, repteis e anfíbios. São exelentes predadores de ratos.

Espécie Ameaçada de Extinção