Super Reino: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Sub Filo: Vertebrata
Super Classe: Tetrapoda
Classe: Aves
Sub Classe: Carinatae
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Sub Família: Srniinae
Género: Speotyto
Espécie: A. cunicularia
Nome Popular: Coruja Buraqueira
Distribuição
Desde o Canadá até a Tierra del Fuego no extremo Sul da America do Sul. Vivem nos campos, restingas e cerrados de todo Brasil.
Características
De porte pequeno, possui uma cabeça arendondada, tem sobrancelhas brancas, olhos amarelos, e pernas longas. Ao contr´rio a maioria das corujas o macho é ligeramente maior do que a fêmea e as fêmeas são normalmente mais escuras que os machos.
Plumagem de coloração carijó marrom, branco e preto, facilitando o mimetismo, extremamente macia confêrindo á ave vôo silcioso. Possui audição apurada e visão apurada. Olhos grandes e saltados, quase imoveis e frontais, resultando reduzido campo visual, que é compensado pela extrema agilidade da cabeça, que tem circuito de 270 graus. Possui uma visão 100 vezes mais penetrante que a visão humana. Mede em torno de 21,6 a 27,9 cm de comprimento e pesa em torno de 170 gramas. A envergadura é de aproximadamente 50 a 61 cm.
Hábitos Alimentares
Insetos e alguns mamíferos e outros pequenos animais como pequenos roedores, repteis, anfibios, pequenos insetos, pequenas aves como Pardais, Escorpiões, etc.
Espécie Ameaçada de Extinção
Foto : Rafael Mendes