A fauna da Floresta Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas. Está intimamente relacionada com a vegetação, tendo uma grande importância na polinização de flores, e dispersão de frutos e sementes.

“A Terra em sua biografia conheceu cataclismos inimagináveis, mas sempre sobreviveu. (...) A degradação crescente de nossa casa comum, a Terra, denuncia mossa crise de adolescência. Importa que entremos na idade madura e mostremos sinais de sabedoria. Sem isso não garantiremos um futuro promissor. (...) Precisamos de um novo paradigma de convivência que funde uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo que existe e vive. Só apartir desta mutação faz sentido pensarmos em alternativas que representem uma nova esperança.”

Leonardo Boff
Extraído do livro: Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra.

Preservar o meio ambiente : um compromisso de todos.

Louva Deus - Mantis religiosa

Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Arthorpoda
Classe: Insecta
Ordem: Orthoptera
Família: Mantidae
Espécie: M. religiosa

Nome Popular: Louva Deus

Distribuição
Existem mais de 2000 espécies de Louva Deus em todo o mundo, mas quase todos vivem em locais de temperaturas quentes (regiões tropicais e sub-tropicais).


Características
Os Louva Deus são insetos relativamentes grandes, com cabeça triangular que se movimenta facimente, antenas curtas e delgadas, tórax estreito com pronoto e abdomem bem desenvolvido. São predadores agressivos. A caça é feita em geral por emboscada, facilitada pela capacidade de camuflagem. Como não possuem veneno, os Louva Deus contam com suas pernas anteriores que são raptátorias, ou seja, modificadas como garras, para segurar a presa enquanto é consumida.
O Louva Deus tem patas traseiras (pernas) muito fortes que são usadas para andar, pular e ajudar quando vão voar.
Seu nome popular decorre do fato de que, quando está pousado, o inseto lembra uma pessoa orando.


Hábitos Alimentares
Alimenta-se principalmente outros insetos e anfibios.

Foto : Rafael Mendes