A fauna da Floresta Atlântica representa uma das mais ricas em diversidade de espécies e está entre as cinco regiões do mundo que possuem o maior número de espécies endêmicas. Está intimamente relacionada com a vegetação, tendo uma grande importância na polinização de flores, e dispersão de frutos e sementes.

“A Terra em sua biografia conheceu cataclismos inimagináveis, mas sempre sobreviveu. (...) A degradação crescente de nossa casa comum, a Terra, denuncia mossa crise de adolescência. Importa que entremos na idade madura e mostremos sinais de sabedoria. Sem isso não garantiremos um futuro promissor. (...) Precisamos de um novo paradigma de convivência que funde uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo que existe e vive. Só apartir desta mutação faz sentido pensarmos em alternativas que representem uma nova esperança.”

Leonardo Boff
Extraído do livro: Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra.

Preservar o meio ambiente : um compromisso de todos.

Sapo de Chifre - Proceratophrys appendiculata

Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Sub Filo: Vertebrata
Super Classe: Tetrapoda
Subclassis: Lissamphibia
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Subordo: Neobatrachia
Família: Cycloramphidae
Sub Família: Alsodinae
Genero: Proceratophrys
Especie: Proceratophrys  appendiculata  
Nome Cientifico : Proceratophrys appendiculata 


Nome Popular: Sapo de Chifre


Caracteristicas
Porte médio a grande, sua pele é aveludada,muito semelhante a um sapo comum. Sua principal característica é um par de apêndices cutâneos parecidos com chifres acima do olho. A coloração no dorso varia de cinzenta a parda, ornamentado por manchas castanho-escuras e por faixas longitudinais, o que lhe confere o poder de camuflar-se facilmente na serrapilheira da floresta.

Habitat
De Pernambuco a Santa Catarina, principalmente no litoral.
Habitam florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude, regiões subtropicais ou tropicais úmidas de alta altitude e rios.

Habitos Alimentares
Insetívoro, consumindo baratas, aranhas, grilos, besouros larvas de lepidópteros e ortópteros, e ocasionalmente também outros anuros.




Colaborador:
Cadu - Biólogo
Biólogos e Cia

Foto: Rafael Mendes